As ratazanas são as espécies mais comuns de roedores encontradas no Brasil. Seu corpo é o maior de todas as espécies, possui ótima audição e é sensível a ultrassom. É fácil perceber porque são animais ágeis e já correm quando percebem o perigo. A desratização é um desafio!
Tamanho: Até 50 cm (corpo + cauda)
Cor: cinza a castanho
Formato: cilíndrico
Nome popular: ratazanas
Peso macho: 350 gramas
Peso fêmea: 250 gramas
Características gerais: Orelhas pequenas, a pele áspera e os pés com curtas membranas natatórias, como de animais nadadores.
Reino: Animalia
Ordem: Rodentia
Classe: Mammalia
Espécie: Rattus norvegicus
Família: Muridae
Filo: Chordata
Essa espécie é sempre encontrada em grupos. Os ratos de telhado receberam esse nome porque são encontrados no alto de prédios e telhados. Possuem hábitos noturnos.
Tamanho: 12,75 a 18,25cm (corpo) + 15 a 22cm (cauda)
Cor: preta
Formato: cilíndrico
Nome popular: rato de telhado / rato preto
Peso: até 300 gramas
Características gerais: Orelhas grandes, são excelentes escaladores e possuem a visão muito pobre.
Reino: Animalia
Ordem: Rodentia
Classe: Mammalia
Espécie: Rattus rattus
Família: Muridae
Filo: Chordata
O camundongo é a menor das 3 espécies de ratos. É chamado também de mondongo, topolino e catito. Possui hábitos noturnos e seu olfato é altamente desenvolvido.
Tamanho: 6,5 a 9,5cm (corpo) + 6,0 a 10cm (cauda)
Cor: Branco ou cinza-acastanhado
Formato: cilíndrico
Nome popular: Camundongo ou murganho
Peso: 20 a 40 gramas
Características gerais: Orelhas grandes e arredondadas, muita inteligência e sociabilidade com os humanos, cauda nua e longa.
Reino: Animalia
Ordem: Rodentia
Classe: Mammalia
Espécie: Mus musculus
Família: Muridae
Filo: Chordata
Esses animais são capazes de se reproduzir a partir do 3º mês de vida, e sua gestação dura em média de 19 a 22 dias. A média de filhotes por ninhada é de 10 a 12 e por volta de 14 a 24 horas depois do parto, o aleitamento é iniciado.
Ao nascer, seu peso é em torno de 1,5 g, seu sistema imunológico não é completo e carecem totalmente de pelos. De 9 a uma semana de vida vão adquirindo pouca pelagem, tendo seus olhos abertos e os dentes começando a aparecer.
A alimentação sólida desses animais só se inicia logo após 19 e 21 dias de idade. O tempo de vida médio dos roedores varia de acordo com sua espécie, enquanto a vida média das ratazanas é de 2 anos, a dos ratos de telhado é de 1 ano e meio e o camundongo vive aproximadamente 1 ano.